Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Cidadania - Moradia na 3ª idade
Idosos criam ‘repúblicas’ para para viver entre amigos e “dar vida à idade”
Administrado pelos próprios moradores, o espaço Convivir, em Cuenca, na Espanha, é um dos oito projetos construídos no país para se viver esta etapa da vida de maneira inteligente, independente e prazerosa
Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
Espaço Convivir, na Espanha

Foto mostra parte do grupo de moradores que se propuseram a viver juntos no espaço Convivir, na Espanha

íctor Gómez e Cruz Roldán são amigos há 48 anos. Conheceram-se em uma excursão em Serra Nevada, na Espanha, em um grupo de caminhada. Naquela época, ambos perto dos 50 anos de idade, perguntaram-se: “por que não envelhecer juntos?”.

Dezessete anos depois, moram com suas respectivas esposas em Convivir, uma república autogerida na cidade espanhola de Cuenca. Dezenas de amigos e familiares se entusiasmaram quando os dois casais de amigos propuseram a ideia de viver juntos, e, hoje, são 87 sócios que se identificam com o lema “dar vida à idade”.

O condomínio conta com todos os serviços e requisitos de um asilo para idosos tradicional: banheiros geriátricos, móveis sem quinas, botões de emergência em todos os quartos, entre outros. “Mas não ficamos sentados o dia todo em uma cadeira entre desconhecidos”, explicou Roldán, hoje com 81 anos. Compartilham tarefas, mantêm-se ativos, mas conservam sua independência.

Moradias criadas e administradas pelos próprios idosos

A velhice chega mais tarde hoje, mas pensa-se nela desde cedo. Os mais velhos atualmente –especialmente europeus e japoneses – vivem mais e não querem passar a última fase da vida entre desconhecidos ou “ser uma carga para os filhos”. É o que demonstra um estudo de 2015, realizado pelo ministério da Saúde espanhol.

No estudo, mais da metade dos pesquisados acha pouco provável viver em um asilo, enquanto quatro em cada dez veem como alternativa o cohousing, moradias criadas e administradas pelos próprios idosos, que decidem entre amigos como e onde querem viver sua aposentadoria. Os apartamentos pertencem a uma cooperativa, mas podem ser deixados de herança para os filhos. Na Espanha, há oito projetos construídos e vários em gestação.

Risoterapia

Falta pouco para a hora do almoço na Convivir e em uma das muitas salas comuns ouve-se pessoas dando risadas. É a oficina de risoterapia. Os que não estão rindo, estão trocando de roupa depois de uma aula de ginástica. Outros participam da aula de macramê oferecida por Amelia López, de 90 anos, a mais velha do lugar.

A idade média é de 70 anos, mas respira-se um ambiente juvenil. “Vir para cá me rejuvenesceu! É a graça de morar em uma residência quando ainda estamos bem”, conta Amelia.

“Em vez de meu filho se tornar independente, eu é que me tornei”, enfatiza Luis de la Fuente, um dos moradores da república.


Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto na internet
O Globo > Economia > Terceira idade
Cohousing seria solução também para moradia de idosos
Os espaços voltados para os sêniores já são comuns nos Estados Unidos e Canadá
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Moradia na 3ª idade (vídeo disponível)
Repúblicas para idosos estimulam vida ativa na 3ª idade
O projeto, que começou em Santos em 1995 e já está sendo adaptado em outras cidades, atende idosos com idades entre 60 e 87 anos

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design