Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
Geriatria
Autonomia e independência: qual a diferença?
Uma das preocupações da geriatria refere-se à relação entre a doença e a funcionalidade, ou seja, o impacto da doença nas atividades cotidianas da pessoa idosa
Por: Drª Beatriz Maria Trezza
Geriatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e colunista convidada do Portal
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasgeriatria visa o atendimento global do indivíduo idoso e tem como objetivos promover a saúde e a qualidade de vida através da prevenção e tratamento de doenças buscando a manutenção da maior autonomia e independência possíveis.

Mas o que são autonomia e independência? Autonomia refere-se à capacidade de gerir a própria vida e de tomar decisões. Independência refere-se à capacidade de realizar atividades cotidianas sem auxílio.

Por exemplo, uma pessoa que sofreu um derrame e perdeu parte dos movimentos de uma perna pode ser autônoma, mas não totalmente independente. Ela pode depender das pessoas para algumas atividades, como subir no ônibus, mas pode escolher onde quer ir e qual o meio de chegar lá. Por outro lado, uma pessoa com Alzheimer pode conseguir subir no ônibus sem auxílio, mas não ter mais a capacidade de saber qual ônibus tomar.

Um dos diferenciais da abordagem geriátrica é a grande preocupação com a relação entre a doença e a funcionalidade, isto é, o impacto da doença nas atividades cotidianas da pessoa idosa, sendo objetivo maior manter o paciente idoso o mais independente possível para realizar suas atividades do dia a dia, pelo maior tempo de vida possível.

Dar assistência a pessoas que perderam parte de sua autonomia é um desafio técnico e ético. Doenças que afetam a função do cérebro e, consequentemente, interferem na autonomia do paciente são mais frequentes com o envelhecimento. São exemplos a doença de Alzheimer, a doença de Parkinson e o derrame. Nestes casos, nem sempre o paciente vai poder contar com precisão o que está ou esteve sentindo, ou até mesmo se lembrar de fatos recentes importantes, como uma cirurgia. Assim, o médico que assiste um paciente nesta condição precisa muitas vezes identificar dicas indiretas de problemas e saber como obter as informações necessárias a partir da pessoa que cuida dele ou o acompanha na consulta.

Outra questão é a privacidade do paciente, que sempre deve ser respeitada. Nas situações em que o paciente é incapaz de compreender a própria condição de saúde para optar por um determinado tratamento, a boa comunicação com o paciente e seus familiares é fundamental.

Nas minhas próximas colunas, estarei falando sobre senescência e senilidade, como escolher seguir com um geriatra ou um especialista e se existe uma terapia antienvelhecimento. Até mais.

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores
“A medicina preventiva deveria ser regra, e não exceção. Devemos cuidar da saúde e não da doença!”
A afirmação é do geriatra e professor Dr. Guilherme Genta, em entrevista exclusiva ao Portal Terceira Idade

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design