Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção DanlexCred...
Cidadania > Economia > Dicas de Economia
Consultoria Financeira e Crédito Consignado

Coluna 05

Como organizar os gastos com presentes e outras dívidas nessa época do ano
Dia da Criança, Natal, Ano Novo, IPTU, IPVA, parcelamentos... Para não entrarmos em um “furacão” de dívidas no ano que vem, é preciso traçar um planejamento financeiro adequado. Veja algumas dicas
Por Dirceu Caramaschi
Consultor financeiro, economista pela Faculdade PUC-SP e especialista em crédito consignado,
é colunista convidado do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
Não deixe para fazer compras de presentes para a família e amigos na última hora...

Um dos benefícios de adiantar as compras de presentes para a família e amigos nesta época do ano é a chance de pagar mais barato pelos itens

omo o tempo passa rápido... O final do ano está quase chegando e, com ele, os gastos que temos que fazer com os presentes do Dia da Criança, do Natal, do Ano Novo... Essa também é a época ideal para resolvermos nossas pendências econômicas e realizarmos antigos projetos ou sonhos, ainda mais com o recebimento do 13º salário.

Mas muita atenção! Para não entrarmos em um “furacão” de dívidas, muitas vezes desnecessárias, é preciso traçar um planejamento financeiro adequado.

Veja algumas dicas:

Compras de presentes para a família e amigos

Não deixe para fazer compras de presentes para a família e amigos na última hora. Um dos benefícios de adiantar as compras é a chance de pagar mais barato pelos itens. Use a internet como aliada para fazer pesquisas de preços.

O importante é não comprometer mais do que 30% da renda mensal com prestações. Então, se a pessoa já tem parcelas a pagar, só deve fazer novas dívidas se o novo valor somado não ultrapassar esses 30%.

Se tiver condições de pagar as compras à vista, melhor. Se não, faça a conta dos 30% de investimento do salário mensal e veja se consegue incluir mais uma prestação. Fuja de compras em cheque especial ou de passar do valor rotativo do cartão de crédito, pois os juros no Brasil, apesar de terem caído, ainda são muito altos e levam as pessoas a se complicarem muito rapidamente. Se você já chegou a esse limite, faça o possível para quitar essa dívida o quanto antes.
Dívidas? Não, obrigado!

Fuja delas e vire o ano bem longe do vermelho. A maioria das lojas e instituições financeiras aceita renegociar as dívidas e conceder descontos nas taxas de juros. Também é possível verificar opções como portabilidade de crédito, mas não sem antes pesquisar bastante para que o custo-benefício seja positivo.
“Eu preciso mesmo deste produto?...”

Não se trata de ser sovina ou economizar, simplesmente, por economizar. Afinal de contas, uma parte de sua renda deve ser sim, usada para satisfazer suas necessidades e prazeres ou mesmo presentear alguém especial.

A questão é fugir do consumismo exacerbado para alcançar uma vida financeira saudável e para que possa aproveitar seus momentos de descanso e lazer. Pergunte-se: “Você realmente tem necessidade adquirir esse produto? É útil e necessário?”
Organizar é preciso...

Faça um planejamento financeiro de forma regular para que imprevistos e outros fatores não comprometam a saúde financeira e ainda tenha dinheiro disponível para uso. No dia a dia, é possível reduzir gastos a partir da organização das contas e do orçamento, seja mensal ou anual.

Antes de tudo, é preciso colocar todos os gastos no papel, estabelecer as prioridades e definir quais são as condições financeiras que permitem a realização dos objetivos. Os valores referentes à receita, às contas e aos gastos e investimentos devem estar sempre atualizados para que o controle orçamentário seja feito da melhor forma possível.

Não é nada complicado fazer uso regular de uma planilha para deixar tudo devidamente anotado e sob controle. Você pode ter uma ideia de como elaborar uma consultando um exemplo fornecido abaixo, em “mais na internet”.
Quitando as contas

É extremamente importante que você visualize o cenário atual e fique atento para as contas da virada do final do ano, como IPTU, IPVA, fatura do cartão com os últimos parcelamentos, gastos escolares, etc. Por isso, a atenção deve ser redobrada com as finanças.
IPTU

Vale ressaltar que o IPTU é pago em cada cidade de acordo com a legislação estabelecida pelas administrações municipais. Sendo assim, o número de parcelas para pagamento do imposto varia de cidade para cidade. Na maioria das capitais, o parcelamento é feito em até 12 vezes para que não ultrapasse o ano corrente. No caso de quitação do imposto à vista, pode haver descontos. Verifique com atenção as condições envolvidas. Para mais informações, consulte o link da Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal (abaixo, em “mais na internet”).
IPVA

O IPVA, da mesma forma que o IPTU, pode ser quitado integralmente ou pago parcelado. Entretanto, diferente do outro imposto, o IPVA compensa ser quitado à vista, já que os juros do pagamento da prestação são muito altos e o desconto oferecido é maior do que os rendimentos de uma poupança ou renda fixa, por exemplo. Verifique as condições e os valores, que variam de Estado para Estado. (consulte “IPVA – Links para Consulta” abaixo, em “mais na internet”).

Prevenir é melhor do que remediar...

Quando a vida financeira começa a entrar nos eixos antes do final do ano, aí fica bem mais fácil planejar os meses seguintes, definindo metas e traçando meios de conquistá-las. Além disso, é importante observar os gastos, avaliar a receita e os investimentos. Assim, é possível ter noção do cenário para então verificar se está coerente ou se é preciso esforço para abater mais no ano que vem. Quanto antes os ajustes forem feitos, mais chances de evitar transtornos.
 
Um abraço e até a próxima coluna!


Fotos/ilustrações: divulgação
Apoio Cultural
DanlexCred DanlexCred - Crédito consignado para aposentados e pensionistas
Especialista em consultoria financeira, é parceira da Bevicred
Site: http://danlexcred.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/danlexcred
E-mail: contato@danlexcred.com.br
Telefone: 0800 5804 636
Mais sobre o assunto na internet
Meu bolso em dia > Ferramentas
Tabelas mês a mês: para baixar em planilhas formato Excel
Tabelas para: Aposentados, Donas de casa, Todas as famílias, Estudantes
Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal
IPTU
Emissão de 2ª via e Consulta Pagamentos
IPVA
Links para Consulta
IPVA São Paulo Alagoas Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Santa Catarina
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Cidadania > Economia > Dicas de Economia > Anteriores
Evite surpresas desagradáveis na hora de se aposentar
Comprar um imóvel para receber aluguel na aposentadoria? Usar o dinheiro da poupança? Confira 10 passos para organizar melhor sua vida, aumentando suas chances de tranquilidade na hora de aposentar

Apoio Cultural/b>

DanlexCred
DanlexCred
Cartão de crédito para aposentados e pensionistas do INSS
Ligue 
0800 5804 636 

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design