Confira alguns cuidados com as finanças durante as viagens

Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção DanlexCred...
Cidadania > Economia > Dicas de Economia
Consultoria Financeira e Crédito Consignado

Coluna 02

Confira alguns cuidados com as finanças durante as viagens
No Dia dos Avós, especialista em finanças pessoais explica porque o período requer atenção redobrada para evitar surpresas indesejáveis no final do mês
Por Dirceu Caramaschi
Consultor financeiro, economista pela Faculdade PUC-SP e especialista em crédito consignado,
é colunista convidado do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
Planejar suas finanças nas férias é muito importante

Coloque todos os seus gastos no papel, estabeleça as prioridades e defina quais são as condições financeiras que permitem a realização dos seus objetivos

mês de julho – tradicional época das férias – está chegando ao fim. Mas, para quem adiou sua tão sonhada viagem com a família ou com seus queridos amigos para este período, e não quer que as finanças saiam do controle, é muito importante ficar atento a algumas recomendações:

Planejamento

Antes de tudo, é preciso colocar todos os seus gastos no papel, estabelecer as prioridades e definir quais são as condições financeiras que permitem a realização dos objetivos. Os valores referentes à receita, às contas e aos gastos e investimentos devem estar sempre atualizados para que o controle orçamentário seja feito da melhor forma possível.

Viagem

Viajar é preciso...Hospedagem, alimentação e lazer são itens essenciais. Pesquise sobre o seu destino e verifique as opções de estadia disponíveis para encontrar algo mais em conta e que caiba em seu orçamento. Consulte agências de viagem e pesquise bastante, além de comparar sempre as condições e os preços oferecidos.

Pagamento à vista

É uma ótima opção para quem não quer acumular dívidas futuras, organizar melhor o orçamento e até mesmo conseguir descontos na compra. No entanto, tenha sempre em mente o saldo disponível para não ficar no vermelho.

Exterior

Quando você já sai do Brasil com a moeda corrente do lugar que vai visitar, poupa tempo, já que não precisará ir à casa de câmbio e nem passará aperto em caixas eletrônicos, caso haja falta deles ou mesmo falhas eletrônicas. Muitos destinos turísticos aceitam dólar normalmente, o que também ajuda a não gastar mais do que se tem.

Cartão de débito - Travel Money

Esta modalidade é sucessora dos antigos “travelers cheques”. Funciona com as bandeiras Visa (Travel Money ou Cash Passport), MasterCard (Cash Passport) e American Express (Global Travel). O cartão é vendido em corretoras e bancos, operando com as moedas dólar, euro e libra, mais comuns, e também com franco suíço, dólar canadense, australiano, peso argentino, peso chileno, yen e rand sul-africano. É possível “recarregar” o cartão aos poucos, antes da viagem, o que diminui o seu risco de desvalorização do real.

Além das compras em locais que aceitem a bandeira do cartão, você pode realizar saques em moeda local praticamente em qualquer caixa eletrônico disponível. Reforço a atenção que se deve ter para não exceder nas compras e depois se complicar. Acompanhe regularmente os gastos em uma planilha ou caderneta para não perder de vista sua saúde financeira.

Cartão de crédito

A praticidade e a segurança em andar com o cartão de crédito no bolso ao invés de dinheiro pode levar muitas pessoas a intensificarem o uso dessa modalidade. Antes de tudo, é preciso verificar com a operadora se está tudo em ordem, se há algum tipo de seguro e quanto ainda resta de limite para compra. Em caso de viagem para o exterior, confirme se o cartão está desbloqueado para ser usado fora do país. Se possível, anote os gastos ou imprima o extrato bancário, verificando-o com certa frequência para que ao final do mês não haja dívidas volumosas.

No caso de viagens internacionais, dependendo da bandeira do cartão, é possível utilizá-lo e ainda acumular milhas. Em alguns outros casos, ainda oferece vantagens como seguros, salas VIP e outros serviços. Ainda assim, deve-se usar com moderação para não extrapolar as contas e passar aperto!

Muita atenção também na hora de tirar o cartão da carteira ou da bolsa. Após o seu uso, certifique-se de que está guardado em seu devido lugar e fique atento à movimentação de pessoas ao seu redor para evitar perda ou roubo.

Cartão de Crédito Consignado

Para quem ainda não conseguiu se planejar e precisa equilibrar as finanças para sair de férias, uma alternativa é contratar o crédito consignado ou cartão de crédito consignado (leia mais sobre Cartão de Crédito Consignado em “mais sobre o assunto”, abaixo), popularmente conhecido como empréstimo com desconto em folha, que é liberado para funcionários públicos ou aposentados e pensionistas do INSS. Nesta modalidade, as parcelas são descontadas diretamente no salário ou benefício. Além disso, tudo é feito de forma simples, rápida e segura, e os juros são mais baixos do que as taxas cobradas pela maioria dos outros empréstimos pessoais.

Em todos os casos, o que vale mesmo é se esforçar para manter o consumo consciente em alta e longe de complicações financeiras. Estabeleça prioridades e controle os impulsos diante de tantas possibilidades oferecidas por aí para chamar a atenção dos consumidores. Evite extrapolar seus limites com gastos desnecessários para não se endividar depois.

Férias bem desfrutadas têm tudo a ver com contas em dia e sem sufoco! Aproveite os seus passeios do começo ao fim, sem surpresas desagradáveis, ok?

Um abraço e até a próxima coluna!


Fotos/ilustrações: divulgação
Apoio Cultural
DanlexCred DanlexCred - Crédito consignado para aposentados e pensionistas
Especialista em consultoria financeira, é parceira da Bevicred
Site: http://danlexcred.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/danlexcred
E-mail: contato@danlexcred.com.br
Telefone: 0800 5804 636
Mais sobre o assunto na internet
Vida de Turista > Artigos
Como planejar uma viagem
A primeira coisa que você deve observar antes de viajar é a data, o período e quantos dias você pode ficar fora
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Cidadania > Economia > Dicas de Economia > Anteriores
“São tantos cartões... Que cartão eu uso?”
Economista especialista em finanças pessoais explica o que é um cartão de crédito consignado e quais são suas vantagens e benefícios em relação ao cartão de crédito convencional
Esporte e Lazer > Turismo - Novas experiências
Mochileiras depois dos 60
Depois de passar a vida alternando entre trabalho e cuidados com a família, mulheres na terceira idade decidiram partir para viagens de aventuras e baixo custo

Apoio Cultural

DanlexCred
DanlexCred
Cartão de crédito para aposentados e pensionistas do INSS
Ligue 
0800 5804 636 

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design