Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Arte e Cultura
Coluna da Semana: Crônicas
“Quais cores essa vida tem?”
Parte 3 de 3
Por: Caroline Fernandes Mussato
Jornalista, 21 anos, formada pela Unimar e autora do livro ‘Vivendo’, é colunista convidada do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasicente pinta com a alma. Essa é a arte dele. São de três a quatro quadros por dia. Vem tudo da imaginação. Pequenos gestos e nota 10 no quesito criatividade. Seus dias são praticamente iguais no quarto em que divide com seu Durvalino Aguiar. Acorda cedo, toma café, almoça e janta. Faz fisioterapia alguns dias da semana e informática todas as segundas. Participa diariamente das aulas de alfabetização. Lembra novamente das aulas. Está gostando. Agora ele lê. Escreve. Mas a falta da família o faz ficar mudo. Sem visitas. Sem nenhum vínculo com o resto da família, que ficou perdida no mundo. Sua vida agora é ali. Evangélico, uma vez por mês, Vicente participa dos cultos.

Seu Durvalino Aguiar, ex saqueiro me recebe com um cigarro de fumo e logo percebo que ele não é muito de falar e nem de trocar confidências com Vicente. Está sentado de frente para o jardim em um dos bancos do pátio. Seu Durvalino,72 anos, é um dos moradores mais antigos. São 20 anos ali dentro. Assim como Vicente, não tem pai nem mãe, e as visitas dos filhos são breves e demoram muito a acontecer. Eles dividem o quarto com que tem duas camas, duas cômodas e uma janela que dá para o pátio ensolarado e para o jardim, que Seu Aguiar rega todos os dias. Na gaveta, Vicente tira o álbum de fotos, que ganhou após a exposição. Guarda-o como se fosse um troféu. Lembra que foi um dos dias mais importantes de toda a sua vida e recorda de todos que estavam presentes. Reconhece a ajuda que ganhou para que a exposição virasse realidade.

Vicente espera que agora seus sonhos se concretizem. O ateliê. A próxima exposição. O carinho de todos. A ajuda. O reconhecimento. Não pretende sair dali. Só quando Deus vier buscá-lo. Não há vida melhor do que no asilo.

Naquela tarde, levei uma tela até ele e com um sorriso no rosto, ele disse que retrataria o mundo dele para mim. Prometi que mostraria o meu mundo a ele - onde nem tudo é imaginação, mas que com certeza ficaria melhor com um toque de sensibilidade e sonhos que se tornam possíveis com alguma criatividade.

Clique aqui para voltar à parte 2
Clique aqui para voltar à parte 1

‘Vivendo’ (90 pag., Ed. Raízes) foi escrito como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Jornalismo, na Universidade de Marília (SP).
Fotos: Caroline Mussato / Portal Terceira Idade / divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
‘Pense Jovem’, livro de Drake e Middleton
Neste livro você aprenderá que a idade de uma pessoa não depende exclusivamente do número de anos vividos e como se manter sempre jovem
http://www.pensejovem.com.br/
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Arte e Cultura > Reflexão
Idoso ou velho? Eis a questão
Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida; é velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada...

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design