Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Arte e Cultura
Café
Seu futuro numa xícara de café
Um dom... uma magia... ou apenas uma tradição? Conheça um pouco sobre a história do Café Turco e como ele é utilizado na arte da “cafeomancia”
Por: Ricardo Petruzza do Prado
Estudioso do café e autor do blog Coffee Lovers
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasriginário da Etiópia, chegou à Turquia no século 16 e de lá se espalhou pelo mundo, ficando conhecido como café turco, café sírio, café árabe, café grego e assim por diante. Muito difundido no oriente médio, Ásia e norte da África, tornou-se uma das muitas maneiras de se preparar e apreciar café no mundo.

Relato a grata experiência de degustar o café de Mariam Hobeika Akuri, libanesa, expert no preparo, bem como na leitura da borra do café, outra característica marcante desse ritual. Ritual sim, pois começa com a moagem muito fina de um bom café (arábica, de preferência) e o uso do Ibrik – uma panelinha com cabo longo que vai ao fogo direto ou brasa. Após levantar a fervura, em média 3 ou 4 vezes, coloca-se uma colher de sopa de água fria, cobre-se a boca do Ibrik com um pires e espera-se de 3 a 4 minutos.

O que se vê, ao final, é um café deliciosamente escuro, cremoso e com sabor marcante e único. Não se parece com um espresso e muito menos um café coado. Este café possui um creme espesso e delicado e seu sabor é forte e intenso. Acompanha bem doces libaneses, doces a base de coalhada seca e compotas, bem como frutas secas. Em geral, já é feito açucarado e pode levar especiarias – a mais comum é a semente de cardamomo. Outra forma de adoçá-lo é colocar torrões de açúcar na boca, no momento do primeiro gole da bebida.

O pires que vai sobre o Ibrik tem uma função muito importante nesse ritual. Após tomar seu café, “deixando um pouco no fundo”, ele é colocado virado para baixo sobre ela (veja foto acima), para, num só movimento, entorná-la de boca para baixo e aguardar alguns minutos para que a borra do café desça pelas paredes.

Entra em ação um dom... uma magia... ou apenas uma tradição – nunca saberemos – de ler a borra do café, num processo chamado de “cafeomancia”. Ao se “enxergar” a imagem de um arranha-céu, por exemplo, significaria risco de perder dinheiro. Ver a letra “A” significaria boa chance para comprar um imóvel.

Com ou sem a leitura da borra, o que vale mesmo é apreciar o preparo e degustar essa exótica e secular maneira de se preparar aquele café para os amigos. E, se possível, sentados a uma mesa baixa e em almofadas, como os árabes. Boas xícaras!


Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Coffee Lovers (blog do autor da coluna)
Ponto de encontro e local para troca de experiências sobre café

http://www.petruzza.blogspot.com/
Momentos cafeinados
Café Turco

http://www.momentoscafeinados.com.br/cafeterias/cafe-turco/
Portal Angels
A Cafeomancia: o que é e o que as imagens querem dizer

http://www.portalangels.com/cafeomancia/cafeomancia.htm
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Arte e Cultura > Anteriores: Café
Vale a pena uma cafeteria em casa?
Pode demandar um investimento razoável, mas o que vale mesmo é a preparação, o ritual, ou seja, o envolvimento em todas as etapas do processo
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores: Alimentação
Aceita um cafezinho?
Somos o maior produtor mundial de café e o segundo maior consumidor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio - Receitas
Bolos > Bolo de Café

Outras Colunas

Crônicas I
“Quais cores essa vida tem?”
Série de crônicas relata histórias de pessoas que passaram dos 60 anos de idade, mas que levam uma vida ativa como qualquer outra pessoa mais jovem

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design